Saiba escolher o melhor guarda-corpo para sua residência ou empresa.

Quando estamos planejando uma obra sempre surge aquela dúvida de qual guarda-corpo ou corrimão utilizar. O mesmo ocorre tanto para projetos residenciais quanto comerciais. As pessoas possuem várias dúvidas quanto se trata de corrimão e guarda-corpo.

Mas afinal, o que é guarda-corpo?

O guarda-corpo, também chamado de gradil ou balaustrada, é uma estrutura lateral de meia altura que serve de proteção e segurança para que caminhantes transitem em segurança quando movimentam-se em escadas, sacadas ou varandas. Geralmente vem acompanhado por um corrimão (veja mais sobre corrimão aqui), também conhecido como passamão. Além dos aspectos físicos de proteção, um guarda-corpo elegante pode trazer ao ambiente um ar sofisticado e contemporâneo.

Guarda-corpo de vidro com aço inox em escada.
Guarda-corpo de vidro com aço inox em escada.

Pra quem serve o guarda-corpo?

O guarda-corpo possui duas funções principais que são indispensáveis: segurança e beleza. A primeira é promover a segurança do local, pois ele protege o corpo do transeunte evitando quedas ou acidentes, principalmente em uma residência familiar que possua filhos pequenos. E a segunda função é a preferida dos arquitetos e designers de interior, que é promover um estilo único e sofisticado para o ambiente alinhando a personalidade da pessoa com seu ambiente em questão. O mesmo se aplica tanto para pessoas que querem manter sua casa mais elegante quanto para empresas que desejam manter sua marca sofisticada e moderna.

Guarda-corpo de vidro com aço inox em escada para proteção dos caminhantes.
Guarda-corpo de vidro com aço inox em escada para proteção dos caminhantes.

Qual a diferença entre corrimão e guarda-corpo?

Sendo assim, a diferença entre corrimão e guarda-corpo é que corrimão, conforme dito acima, é a superfície tubular que é utilizada para passar a mão enquanto se transita em uma escada ou rampa. Já guarda-corpo é a estrutura que protege e segura todo o corpo de uma pessoa, criança ou animal evitando quedas. O corrimão pode ser preso em parede sem depender de ter um guarda-corpo incorporado, já o guarda-corpo sempre vai ter função de corrimão junto a ele. Mas o mais comum, usando o exemplo de uma escada, é que haja um guarda-corpo como estrutura de proteção e acima dele que haja um corrimão para a pessoa que transitar segura-se nele.

Foto de guarda-corpo com estrutura em aço inoxidável para proteção em circulação de escadas.
Foto de guarda-corpo com estrutura em aço inoxidável para proteção em circulação de escadas.

Se interessou? Podemos ter ajudar. Peça seu orçamento gratuito!